quarta-feira, 15 de abril de 2009

Entre os muros de um grande vazio.


Não sei se posso chamar de mais um francesinho moderno.
Entre os muros da escola (Entre les murs), era um filme que passei dias desejando ir numa boa sala de cinema, para poder assitir, degustar, e amar. Bom eu vi, degustei e não amei. Fato.
O filme brinca bastante com o lance de ser moderno, de utilizar da linearidade da narrativa, até que por isso é bem legal, mas achei meio vazio o filme, vazio demais, um grande vazio. Começa algumas histórias e não dá um fim, um desfecho; aliás o filme acaba do nada, o que causa um espanto, e uma falta de compreensão. E tem um detalhe o filme todo não tem uma música... sim, é um filme sem trilha sonora. Estranho, eu sei.
Mas também tem lá seus pontos positivos, boas atuações, boa filmagem, utiliza de boas técnicas, e o mais importante, consegue ficar 128 minutos de filme sem uma história romantesca para apimentar o filme e romantizar o longa. Colocando também a questão abordada, envolvendo o relacionamento professor e aluno, preconceito, diferença social, e tudo mais de ruim da periferia francesa, é um filme que vale a pena ver por puro conhecimento, mas não é algo digno de um grande prêmio, ou mesmo grandes aplausos. Bom pra mim, não.

Eles